top of page
Cupim

Controle de Brocas e Cupins

O controle químico é uma das formas de reduzir a incidência de brocas e cupins em madeiras e no ambiente.

A pulverização, injeção localizada ou pincelamento são algumas das técnicas mais utilizadas no controle dessas pragas, mas depende muito de cada situação. Antes de realizar qualquer procedimento é necessário fazer uma avaliação para identificar a praga, os locais afetados e a melhor técnica a ser utilizada.

 

Costumam deixar vestígios nos locais em que habitam e é importante usarmos esses vestígios para identificar qual das pragas estão infestando o local, broca ou cupim e qual espécie de cupim. Além de terem o comportamento diferente, a técnica utilizada no controle também é diferente para cada espécie. Os vestígios são importantes para identificação da praga e seus abrigos. Não os remova antes do técnico fazer a avaliação.

Brocas:

São pequenos besouros que colocam seus ovos em frestas ou buraquinhos nas peças de madeira e ao nascerem, as larvas consomem o madeiramento e deixam suas fezes cair para fora. Cada buraquinho tem apenas uma larva de broca. Suas fezes são pozinhos bem fininhos da mesma cor da madeira que está sendo consumida.

broca.jpg

Cupins:

São considerados como pragas silenciosas, pois fazem um verdadeiro estrago e só depois conseguimos perceber. Esses insetos causam muitos prejuízos econômicos justamente pela dificuldade em identificar a ação da praga desde o início.

Há várias espécies de cupins, mas no meio urbano os mais comuns são os cupins de madeira seca e os cupins de solo.

Os cupins de madeira seca atacam geralmente móveis, portas, batentes e até forros de madeira. Fazem galerias dentro da peça atacada e jogam suas fezes para fora pelos buraquinhos que eles fazem no madeiramento. As fezes dos cupins de madeira seca são mais granuladas, pequenas bolinhas.

cupim-de-madeira-seca.jpg

Os cupins de solo também atacam madeira. Fazem galerias subterrâneas e vão seguindo em busca de alguma fonte de celulose.

 

Usam terra, saliva e suas fezes para construírem túneis, os quais conseguimos avistar quando saem por alguma fresta ou fenda na parede.

Não suportam a luz e por esse motivo caminham dentro desses túneis até encontrarem o madeiramento.

 

Costumam atacar móveis planejados, assoalhos de madeira, batentes e podem chegar até às estruturas de madeira do telhado. É através desses túneis de terra que conseguimos identificar a presença desses insetos.

SOLARIS_CUPINS-DE-SOLO.jpg
WhatsApp Image 2022-10-17 at 21.18.57.jpeg
fale conosco

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram

CNPJ: 40.944.791/0001-22

bottom of page